Loading...
Gravidez e MaternidadeSaúde e Bem-estar

Infeção urinária – Saiba como prevenir

mulher com dor fundo da barriga

A infeção urinária, surge, na sua maioria, por bactérias intestinais que penetram a uretra. A bactéria que mais frequentemente surge associada aos sintomas de infeção urinária é a Escherichia coli (E. coli).

A infeção do trato urinário mais comum é designada de cistite, que se trata de uma infeção urinária aguda que afeta a uretra e/ou a bexiga.

Quando a infeção é persistente ou quando não tratada atempadamente, pode evoluir até um caso de pielonefrite, ou seja, atingindo o rim. A consequência das bactérias se instalarem no rim é um processo inflamatório e infecioso no local que faz com que o rim aumente de tamanho. Assim, o sintoma mais comum deste caso de infeção grave é dor na zona das costas, com sensibilidade ao toque. Este é, portanto um caso de emergência médica que não deve ser ignorado.

QUAIS OS SINTOMAS DA INFEÇÃO URINÁRIA?


Advertisements

Os sintomas são:

  • Urgência urinária frequente, mesmo após esvaziamento da bexiga;
  • Sensação de ardor;
  • Sensação de pressão na parte inferior do abdómen;
  • Odor forte da urina;
  • Urina turva, podendo ainda conter vestígios de sangue;
  • Queixas digestivas como náuseas e vómitos;
  • Febre e calafrios no caso da pielonefrite.

COMO PREVENIR AS INFEÇÕES URINÁRIAS?


mulher a beber águaAlgumas medidas preventivas para evitar uma infeção urinária são:

  • Beber diariamente a quantidade de água necessária (mínimo 1,5L) ou outros líquidos, para aumentar o fluxo de urina;
  • Urinar após as relações sexuais;
  • Urinar sempre que sentir vontade;
  • Nas relações sexuais, assegurar lubrificação suficiente;
  • Higienizar a região anal de frente para trás;
  • Optar por produtos íntimos de pH ácido;
  • Preferir roupa interior de algodão, ao invés de fibras sintéticas;
  • Não utilizar roupas apertadas;
  • Evitar café, bebidas alcoólicas e tabaco e o consumo de hidratos de carbono e de açúcares em particular.

COMO PODE A FITOTERAPIA AJUDAR A EVITAR A INFEÇÃO URINÁRIA?


arando vermelhoA fitoterapia é um método terapêutico que recorre às plantas. E no que toca à infeção urinária, existe uma substância muito eficaz, o arando vermelho.

Recomenda-se para tal a toma de sumo de arando vermelho ou cápsulas de extrato em pó do seu fruto. Os períodos em que mais facilmente são encontrados à venda, frescos, é entre Novembro e Fevereiro.

Este fruto é rico numa substância – proantocianidina tipo A, um antioxidante natural, que evita a fixação das bactérias às membranas mucosas, formando uma espécie de barreira entre os tecidos e os agentes causadores de doença.

O arando vermelho tem ainda como componentes ativos ácidos orgânicos, vitamina C e taninos, que lhe conferem propriedades adstringentes, antisséticas, depurativas e diuréticas.

Assim, estas propriedades facilitam a eliminação das bactérias do trato urinário, ajudando quer no tratamento, quer na prevenção de infeções urinárias.

COMO TRATAR A INFEÇÃO URINÁRIA?


tomar cápsulaCaso falhem todas as dicas de prevenção mencionadas e estejamos perante os sintomas também referidos, é então importante tratar a infeção urinária o mais cedo possível no tempo.

Para iniciar o tratamento é essencial consultar um médico para que este possa avaliar através de um teste simples se tem ou não presentes bactérias na urina e, caso considere necessário, pedir que seja realizado um exame bacteriológico à urina para que seja possível identificar qual a bactéria específica que está a causar os sintomas.

Portanto, idealmente, o tratamento da infeção urinária com antibióticos (substâncias ativas que eliminam as bactérias) deve então ser iniciado após o exame. No entanto, pela urgência em iniciar o tratamento e pela possível demora no resultado, muitas vezes este é iniciado antes. Podem ainda ser prescritos medicamentos para ajudarem a controlar a dor.

A infeção urinária na gravidez é também ela relativamente comum e deve ser tratada, mesmo que não apresentem sintomas (denominadas bacteriúrias assintomáticas), uma vez que constituem riscos consideráveis para a saúde da mãe e do feto, como tal devem ser avaliadas cuidadosamente.

A infeção urinária no homem é bastante mais rara, no entanto ocorre com maior frequência acima dos 50 anos e tem como causas mais comuns hiperplasia benigna da próstata e pedras nos rins, pelo que deverá ser avaliada pelo médico e não ignorados os sintomas.

Veja também:

Alergias alimentares e intolerâncias alimentares
Vitamina D – Qual a sua importância e como evitar o seu défice

A Saúde Plena recomenda
Termómetro.
Como dormir melhor
Senhora com alergias
Medidor de pressão arterial