Loading...
Saúde e Bem-estar

Hipertensão arterial – Como prevenir e controlar?

Medidor de pressão arterial

Saber mais sobre o que é a hipertensão arterial, é o primeiro passo para prevenir esta doença que afeta cerca de 26,9% da população portuguesa.


A pressão arterial, mais frequentemente conhecida como tensão arterial  é a força que o sangue exerce quando passa nos vasos sanguíneos. Da sua medição resultam valores que indicam se está ou não presente a hipertensão arterial.

Essa pressão é maior quando o coração bombeia sangue, designada como pressão sistólica ou máxima – e menor quando o coração está em repouso, designada como pressão diastólica ou mínima. Estes são os 2 valores que aparecem no visor do dispositivo quando é medida a pressão arterial.

Advertisements

Por norma, surge ainda a informação da pulsação (frequência cardíaca), um indicador da velocidade com que o coração bate.

Como interpretar os valores de pressão arterial?


Os valores da pressão arterial ideias devem ser inferiores a 120/80.

Acima destes valores acresce o risco de doença coronária ou acidente vascular cerebral (AVC).

No entanto, números recentes indicam que com o estilo de vida atual, cada vez mais sedentário, cerca de 1 em cada 10 jovens com menos de 20 anos apresenta valores de tensão arterial acima daqueles que são considerados normais.

Quais os riscos da hipertensão arterial?


Qualquer pessoa pode apresentar, numa dada altura, valores elevados de pressão arterial sem que isso seja sinónimo de doença. Um estado de nervosismo intenso, por exemplo, pode provocar um aumento inesperado e momentâneo da pressão arterial.

No entanto, o risco existe quando o sangue exerce uma força excessiva sobre as artérias de forma continuada ao longo do tempo – é a hipertensão arterial.

E o mais preocupante é que evolui sem sintomas: os danos vão-se instalando de uma forma silenciosa em órgãos como o coração, os rins, os olhos, os pulmões e o cérebro.

Tal acarreta portanto, graves consequências: a doença cardíaca, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a insuficiência renal são alguns dos riscos existentes se a pressão arterial não for bem controlada.

Como controlar a pressão arterial?


Medidor de pressão arterial

A forma de controlar é simples: Fazer a medição! E medir é fácil: Ou na farmácia ou no centro de saúde beneficiando do aconselhamento de um profissional de saúde.

Ou então em casa, com a ajuda de aparelhos próprios. Estes aparelhos devem ser certificados, de modo a garantir resultados rigorosos e fiáveis.

É assim importante ter em atenção que os medidores de braço são bastante mais fiáveis que os de pulso.

Devem então ser seguidas algumas instruções de utilização e ter em atenção alguns aspetos:

  • Usar uma braçadeira de tamanho adequado;
  • Medir na posição sentada, com o medidor à altura do peito;
  • Descansar 5 minutos antes de medir;
  • Não falar, nem se mexer durante a medição;
  • Medir a pressão arterial a diferentes horas, dias de trabalho e de descanso. Isto porque a pressão varia muito ao longo do dia e convém que esteja sempre controlada;
  • Fazer um registo da data, hora e valor da pressão arterial.

Assim, uma pessoa saudável, com mais de 18 anos, deve medir a pressão arterial, pelo menos, uma vez por ano.

Ao passo que uma pessoa com fatores de risco, fumadora, com diabetes, excesso de peso ou antecedentes familiares de doença cardiovascular, por exemplo, deve medir com mais frequência, de acordo com a orientação médica.

6 passos para combater a Hipertensão arterial – A Prevenção é sempre o melhor remédio


  1. Faça uma alimentação saudável. Coma mais legumes e frutas, reduza a ingestão de gorduras, e diminua o consumo de sal, que contribui para o aumento da pressão arterial.
  2. Limite o consumo de álcool e café, estes fazem subir a pressão arterial;
  3. Pratique atividade física com regularidade. Estimula a circulação sanguínea e ajuda a manter o peso ideal;
  4. Não fume. A nicotina faz com que o coração bata mais depressa e estreita os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e lesando a sua parede;
  5. Meça regularmente a pressão arterial. Conhecer os valores permite adotar medidas corretivas, se necessário;
  6. Caso esteja a tomar medicamentos para a pressão arterial, cumpra a terapêutica. As doses e horários devem ser respeitados e a toma não deve ser interrompida por iniciativa própria.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A Saúde Plena recomenda
Termómetro.
Como dormir melhor
Senhora com alergias
Medidor de pressão arterial