Loading...
Saúde e Bem-estar

Gripe e COVID-19 – Diferenças e Semelhanças

Mulher a tossir

A primeira e principal diferença entre gripe e COVID-19 é o facto de serem doenças causadas por vírus distintos. COVID-19 é causada pela infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), enquanto a gripe é provocada pelo vírus Influenza.

A principal dificuldade na distinção imediata destas 2 doenças é a semelhança de sintomas, o que torna difícil uma confirmação de diagnóstico sem testar especificamente qual o vírus que está na causa.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS COMUNS?


Ambos, gripe e COVID-19, podem ter uma grande variação quanto à gravidade dos sintomas, desde ser assintomático (sem sintomas), até sintomas severos.

Advertisements

Sintomas comuns entre gripe e COVID-19 incluem:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor de garganta;
  • Pingo no nariz ou nariz entupido;
  • Dores no corpo;
  • Dores de cabeça;
  • Vómitos e diarreia (mais frequente em crianças do que em adultos).

Um sintoma que poderá diferenciar, embora também possa ocorrer na gripe com menos frequência, é a perda de olfato e paladar (cheiro e sabor).

Em ambas as doenças podem passar 1 ou mais dias desde o momento em que a pessoa fica infetada até efetivamente ter sintomas da doença.

Tem-se verificado, no entanto, que o tempo até ao desenvolvimento dos sintomas é superior no COVID-19.

SintomasCOVID-19Gripe
Falta de arComumRaro
Dor de cabeçaÀs vezesComum
Tosse secaComumComum
FebreComumComum
Dor de gargantaÀs vezesÀs vezes
FadigaComumComum
Nariz entupidoRaroÀs vezes
Diarreia ou VómitosÀs vezesÀs vezes
EspirrosNãoÀs vezes
Dores no corpoComumComum
ArrepiosComumComum
Erupação cutâneaRaroNão
Perda de olfato ou paladarComumRaro

 

EM QUE PONTOS SÃO A GRIPE E COVID-19 DIFERENTES?


A velocidade de transmissão é um importante ponto de distinção entre os dois vírus. O vírus influenza apresenta um tempo de incubação médio (tempo entre a infeção pelo vírus e o início dos sintomas da doença) menor relativamente ao vírus SARS-CoV-2. Este período estima-se ser de 5 a 6 dias para COVID-19, enquanto na gripe é de 3 dias.

Outro ponto é que embora os sintomas sejam semelhantes, a fração de pessoas com doença severa é diferente entre a gripe e COVID-19. Segundo a OMS, relativamente ao COVID-19, os dados sugerem que 80% das infeções são leves ou assintomáticas, 15% são infeções graves, com necessidade de recorrer ao oxigénio e 5% são infeções respiratórias críticas, exigindo ventilação. As percentagens de infeção grave e crítica são maiores que as observadas na gripe (causada pelo vírus influenza).

Quanto ao índice de mortalidade, este parece ser maior no COVID-19, embora a verdadeira mortalidade ainda vá demorar algum tempo até ser totalmente compreendida. O que sabemos com os dados atuais é que a taxa bruta de mortalidade (relação entre o número de mortes dividido pelos casos relatados) encontra-se entre 3 e 4%. Para a gripe sazonal, a mortalidade encontra-se geralmente abaixo de 0,1%. Neste ponto é importante realçar que a mortalidade é influenciada pelo acesso e qualidade dos cuidados de saúde.

VACINA DA GRIPE – QUAL A RELAÇÃO COM COVID-19?


Vacina da gripeÀ data de publicação, não existem vacinas ou tratamentos aprovados especificamente para COVID-19. Ao contrário da gripe que tem tratamento e vacina preventiva disponíveis.

Embora a vacina da gripe não tenha qualquer relação com o vírus COVID-19. Ou seja, esta não é eficaz contra o coronavírus, nem aumenta o risco de infeção por este. A vacina da gripe recomendada-se em especial no contexto da pandemia de COVID-19, de forma a fazer todo o possível para reduzir as doenças e preservar os recursos de saúde.

Veja também:

Vacina da Gripe – Porquê, Onde e Quando tomar
Febre no bebé e na criança

A Saúde Plena recomenda
Termómetro.
Como dormir melhor
Senhora com alergias
Medidor de pressão arterial