A acne pode manifestar-se de diferentes formas, desde mais leves a mais severas e, deste modo, afetar de diferente modo a vida de quem tem esta doença de pele. A escolha dos cremes para a acne a utilizar depende, em grande parte, do tipo de acne em causa.
Os diferentes tipos de acne podem traduzir-se, inicialmente, pelo aparecimento de comedões (pontos negros e brancos), sem inflamação associada, o designado acne retencional. Por outro lado, existindo inflamação associada, caracterizada pela presença de borbulhas com vermelhidão associada, estamos perante a designada acne inflamatória.
Ora, a realidade é que na maioria das pessoas coexistem os 2 tipos de acne, designando-se assim como acne misto.
5 REGRAS A ADOTAR DIARIAMENTE PARA ACABAR COM A ACNE
- Limpar a pele é um ponto fulcral para o sucesso dos tratamentos e de quaisquer cremes para a acne que se use em seguida. Deve ser escolhido um produto suave específico para a pele oleosa.
- Utilizar diariamente um cuidado hidratante, que se adapte perfeitamente à condição da pele no momento.
- Optar sobretudo por produtos específicos para a pele oleosa e maquilhagem não comedogénica (que não potencie e formação de pontos negros).
- Proteger a pele do Sol, que, contrariamente ao pensamento geral, o sol é, de facto, um falso amigo do tratamento da acne;
- Não espremer as borbulhas. Esta afirmação é um clássico e do conhecimento geral, mas nunca é de mais relembrar que irá agravar o processo inflamatório e atrasar a cicatrização.
COMO SABER QUAIS OS CREMES PARA A ACNE A USAR?
As marcas dermatologicamente testadas e com ativos com eficácia comprovada no tratamento da acne estão fundamentalmente disponíveis em farmácias.
Vejamos então para cada perfil, os melhores cremes para a acne a considerar:
PELE COM OLEOSIDADE EXCESSIVA
Caso a pele tenha um aspeto brilhante, com oleosidade visível essencialmente na zona T (testa, nariz e queixo), deve optar-se por um cuidado matificante.
Este creme tem como objetivo prolongar a ausência de oleosidade, reduzindo deste modo o tamanho dos poros e o fluxo de sebo.
São assim bons exemplos os cremes para a acne abaixo descritos, uma vez que não deixam efeito oleoso, matificam de imediato a pele e ainda tornam a tez mais lisa e homogénea.
1. La Roche-Posay Effaclar Mat; 2. Uriage Hyseac Mat; 3. Bioderma Sébium Mat Control
As 3 alternativas podem ser encontradas em farmácias e parafarmácias, devendo testar a que melhor se adapta à sua pele.
PELE COM ACNE INFLAMATÓRIA
No caso de ter borbulhas que ficam vermelhas com facilidade, deve optar-se por um cuidado anti-inflamatório.
O objetivo destes cremes é purificar a origem bacteriana para reabsorver a imperfeição, enquanto promovem a regeneração da pele para prevenir as marcas residuais.
1. La Roche-Posay Effaclar A.I.; 2. Uriage Hyseac A.I.; 3. Bioderma Sébium Sérum
As 3 alternativas podem ser encontradas em farmácias e parafarmácias, devendo testar a que melhor se adapta à sua pele.
PELE COM PONTOS NEGROS E TEXTURA IRREGULAR
Caso o principal problema seja poros obstruídos, pontos negros, com consequente textura irregular da tez, os cremes para a acne ideais são os com ação queratolítica. Estes permitem, assim, afinar o grão da pele e regular o tamanho do poro, garantindo a desobstrução destes.
1. La Roche-Posay Effaclar K+; 2. Uriage Hyseac K18; 3. Bioderma Sébium Pore Refiner
As 3 alternativas podem ser encontradas em farmácias e parafarmácias, devendo testar a que melhor se adapta à sua pele.
CUIDADOS COMPLEMENTARES NO TRATAMENTO DA ACNE
É também essencial a utilização de um protetor solar com índice elevado (30 a 50) que assegure uma proteção solar eficaz. Este deve ser adaptado à pele mista a oleosa e usado depois dos cremes para a acne habituais.
Existem ainda cuidados localizados a que se pode recorrer para melhorar a aparência da acne e/ou para favorecer a eliminação mais rápida.
Por exemplo, pastas purificantes à base de argila verde que aceleram o processo de eliminação das borbulhas. Também os sticks corretores são bastante úteis pois disfarçam a imperfeição e conferem uma ação calmante e purificante.
Veja também:
Acne – O que é e como tratar
5 passos para combater os Poros Dilatados

Farmacêutica desde 2014, com um gosto pela escrita e pela partilha de conhecimento. Acredito na importância do papel interventivo dos profissionais na partilha de informação credível e útil para prevenção de doenças e promoção da saúde. Apaixonada pelos temas de saúde e bem-estar, em especial pela dermocosmética e suplementação e pelo seu papel na melhoria da qualidade de vida.